terça-feira, 23 de março de 2010

"A criança em seu mundo" de Mário Sérgio Cotella



Essa é uma critica de minha autoria.
Claudio Azevedo.

A criança em seu mundo, de Mário Sérgio Cortella

Em sua palestra, Cortella questiona a educação passada pelos país e a evolução do mundo moderno. O que nós seremos quanto profissionais e país de familia, que tipo de cidadão formaremos para o futuro. E o futuro existirá?
Vivemos em um mundo consumista em que ninguém tem tempo para nada, às horas passam depressa e você anda preocupado com as suas contas que você tem pagar, e ainda garantir um espaço no mercado de trabalho. Há famílias tradicionais que tem tv, mas não dá muita confiança, rádio então, só se você estiver no transito da marginal ou da radial leste. Computadores hoje é que rouba a cena, todos querem ter e participar de sites de relacionamentos. A pessoa não tem paciência de entrar em cursinho de informática estudar as configurações do PC, mas para ter uma pagina no Orkut que é o mais popular ela tem.
O convívio familiar ainda não acabou por completo, ainda existem famílias que se reúnem nos finais de semana, e ainda existem país autoritários. O que existe são famílias diferentes de acordo com sua renda familiar. Tem familia que a avó é a chefe, é ela quem faz a compra da casa paga a água e a luz. O telefone está acabando hoje em dia, fale-se somente em celular e a cada dia tem um diferente. O pai e mãe, no geral, ou o pai trabalha em dois empregos e não tem tempo para a sua familia ou ele está preso. A mãe ou ela se vira sozinha com a educação do filho ou abandona.
Na escola em que trabalho, existem mães que abandonaram seus filhos deixando a criação para a mãe (avó ou avô) da criança, motivos, de montes: drogas, prostituição, morte enfim diversos casos que não são novidades para nós. O que realmente assusta é a quantidade de pessoas que estão nessa situação. Tudo isso que estou citando são problemas de classe baixa; de classe alta eu não tive contato em sala de aula ainda.
O relacionamento com outra pessoa também tem que ser bom, os conflitos são pelo motivo que cada pessoa tem sua opinião e defende sua ideia. E quando tem outra pessoa com o pensamento contrario, a pessoa não aceita um tal ponto de vista ou aceita em partes independente do tipo de relacionamento seja ele profissional ou familiar.

Nesse mundo: quais são os pontos de contatos que temos dentro dele?

Não sei se temos pontos de contatos nesse mundo hoje em dia, a impaciência está predominando (o Fast), não sei onde vamos chegar, desastres naturais cada vez mais fortes, as guerras acabaram o que existe hoje são ideologias, com o avanço do consumismo e a globalização de massas, não consigo responder essa questão.
Se nós, que vamos ser os novos profissionais para inovar e tentar mudar tudo isso, se não houver um pensamento conjunto, fora do individualismo predominante, não conseguiremos chegar a lugar algum.

O que temos a fazer é tentar...

O programa foi exibido pela TV cultura no programa "Café Filosófico".
http://www.tvcultura.com.br/cafefilosofico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário